sábado, 13 de junho de 2009

Dia Dos Namorados

Começo dizendo às desesperadas (os) de plantão que ainda há uma esperança:Hoje, doze de junho, é véspera de santo antônio, o casamenteiro, pra quem não lembra.Então, se o desespero tá realmente grande, pergunta a avó umas simpatias pra ver se dá certo.
E aproveita a chance, porque pode fazer simpatia na véspera, dia 12, ou então no dia oficial do santo, o dia 13.
Pra quem foi desprevenido, ainda dá tempo de passar no mercadinho e comprar um pacote de velas, uma bacia,umas agulhas e uns copos virgens.
Aqui entre nós, é o meu 19º dia dos namorados sem namorados e, por incrível que pareça, nunca fui muito incomodada com minha solteirice crônica, já que eu sempre estive preocupada com outras coisas na famigerada data.
Na verdade, na verdade, por mais poderosa, emancipada e auto-suficiente que você seja, é inevitável não parar num determinado minuto dessas inacabáveis 24h do dia 12/06 e se dedicar à reflexão que você não tem um affair, tudo graças aos felizes comerciais de shopping center ou de perfumaria.
Na real, o que sempre me fez detestar o dia dos namorados, é o fato da maior parte das minhas amigas estarem sempre namorando. Aí acontece do dia 12 cair numa sexta-feira, como esse ano, e dar aquela vontade louca de querer curtir o dia e... simplesmente não se encontra N-I-N-G-U-É-M pra sair, porque todo mundo se rendeu aos apelos capitalistas e estão por aí, num restaurantezinho, num cinema, ou em qualquer lugar que se dê pra fazer um programa à dois, trocando presentes comprados com a ajuda e opiniao das amigas solteiras. Só pra massacrar o nosso ego solteiro, que sabe que vai ficar de molho em casa mais uma vez.
Por sinal, no parágrafo anterior, ainda coloquei dois pontos cruciais do meu grande desafeto com relação ao dia 12. Oras, então não teríam os solteiros e/ou encalhados o direito de ganhar presentinhos mimosos e cartõezinhos melosos com frases clichês? reivindico aqui o dia dos solteiros. Ou então nós, que não temos de quem ganhar presentes, a não ser de nossas amadas mãezinhas uma vez por ano no aniversário, podíamos ser solidários com nossa comum ausência de sentimentalismo barato e podíamos trocar presentes, oras. Todo mundo ia ser um pouco mais feliz. E com presente,claro.
Além disso, no Brasil, junho é começo do inverno(ou inFerno, se preferirem. Odeio dia de chuva.). Então a probabilidade do dia 12 ser chuvoso é ENORME. O que também não ajuda muito. Pros casaisinhos, ah! é ótimo, né? chuvinha caindo, friozinho, necessidade de calor humano... aquele clima romaaaaaaaaantico no ar rolando. E nós, solteiros de plantão, ficamos encostados na janela enrolados num cobertor, comendo muito chocolate, olhando a chuva cair e curtindo uma dor-de-cotovelo. Mesmo que não se ame ninguém, oras! Essas estúpidas 24h são propícias para lembrarmos daquele primeiro amor da pré-adolescência somente pra sentir
dor-de-cotovelo. Acho que o inconsciênte faz isso de propósito pra nos martirizar pelo insucesso afetivo de nossas pessoas. É que essa data é sempre favorável, então não dá pra perder a oportunidade de ser depressivo por um dia. Isso se você fizer parte do grupo das pessoas alegrinhas.
Aí, tudo deu errado, né? seus amigos encoleirados foram trocar presentinhos, tá chovendo horrores e você só pode sair de casa se for de bote, aquela sua grande amiga, também solteira, que mora distante não teve como sair de casa porque a cidade tava alagada, o melhor amigo gay viajou, seu cabelo tá horrível, a internet não conecta e o dia no trabalho foi péssimo.
Aí, pra completar, a gente liga a tv e vê um filme água-com-açúcar passando na sessão da tarde. Desliga a tv e liga o rádio e lá estão a laura Pausini e o Simpli Red enchendo, mais uma vez, nossos digníssimos ouvidos com mais artigos água-com-açúcar em TODAS as estações. Ou nas estações mais populares, dá pra escutar banda Revelação e Alcione, cantando algo como "é você meu ébano, é tudo de bom", no melhor do pagodinho meloso.
É, eu acho mesmo que o dia dos namorados foi um grande golpe de marketing dos países que fazem parte do sistema capitalista(bem, eu nunca ouvi dizer queem Cuba ou na Coréia do Norte também exista dia dos namorados). Golpe de marketing, sim. É só analisar os comerciais.
Aí uma vez também, disse mais ou menos assim, o Yves Saint-Laurent, aquele estilista francês chiqueééérrimo: "A melhor roupa para se vestir uma mulher, são os braços do homem amado. E, para todas aquelasque não tem um, eu estou aqui." É tudo um complô pra estimular as relações de consumo!
Mas foi um golpe não só para aqueles que tem um outro alguém. No fundo, no fundo, foi um golpe pra pegar a gente também. Deve ter sido um acordo entre os donos de indústrias que produzem as bebidas alcoólicas, donos de confecções e donos de boate.
É, o melhor a se fazer se está solteiro no 12 de junho é esperar a chuva passar à noite. Ou fazer a linha rica e pegar um taxi. Colocar aquele vestido daquela loja de multimarca que você comprou faz meeeeeeeeeeses, mas deixou pendurado no cabide esperando a ocasião certa pra usar, encontrar aquela tua amiga de bote, encher a cara com ela e ir bater cabelo na boate.
É, talvez não traga namorado(a). Mas pelo menos levanta o ego.

Nenhum comentário: